sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Biotecnologia

 O que é biotecnologia: 


biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.


Quem criou a biotecnologia:

O termo Biotecnologia foi criado pelo engenheiro agrônomo húngaro Karl Erkey em um experimento com êxito que envolvia alimentar em larga escala porcos com beterrabas cultivadas com microorganismos.



Vantagem ou Desvantagem?

Muitas das aplicações da biotecnologia podem ser vantajosas para a humanidade, mas geram controvérsias a respeito das consequências sobre a saúde humana e animal, os impactos ambientais e a sociedade. O certo é que ainda não se sabe ao certo os efeitos a longo prazo.


Benefícios da Biotecnologia


* aumento da produção de alimentos, motivado principalmente pela possibilidade de acabar com a fome no mundo;

* possibilidade de se obter alimentos mais nutritivos e com propriedades medicinais;

* técnicas terapêuticas para doenças que ainda não tem cura, como o câncer, ou cujos tratamentos não são tão eficientes;

* produção de medicamentos, além de hormônios, anticorpos e insulina;

* uso da biorremediação para controlar e eliminar a contaminação nos ambientes;

* produção de produtos biodegradáveis para reduzir a poluição ambiental



Classificações da biotecnologia

Com o objetivo de classificar as diferentes áreas da biotecnologia, os profissionais e estudiosos da área passaram a adotar um sistema de cores que divide a ciência em ramos 


* Biotecnologia verde: é aplicada na agricultura com o objetivo de criar condições agrícolas mais sustentáveis.

* Biotecnologia vermelha: é aplicada na medicina com o objetivo de aprimorar medicamentos e tratamentos. Os métodos mais avançados abrangem até mesmo a cura de doenças através de manipulação genética.

* Biotecnologia branca: também chamada de biotecnologia industrial, é utilizada na fabricação de produtos através de métodos menos nocivos ao meio ambiente.

* Biotecnologia amarela: é aplicada nas áreas de nutrição e produção de alimentos, mas também se refere ao ramo da biotecnologia aplicado aos insetos.

* Biotecnologia azul: é aplicada na exploração de recursos biológicos marítimos.

* Biotecnologia roxa: está relacionada às leis, patentes, publicações e outras questões documentais relacionadas à biotecnologia.

* Biotecnologia dourada: se refere ao uso da bioinformática e de técnicas computacionais na biotecnologia.

* Biotecnologia laranja: também chamada de biotecnologia educacional, consiste em todas as medidas voltadas à disseminação e divulgação da biotecnologia.

* Biotecnologia preta: está relacionada à aplicação da biotecnologia para fins bélicos, como a produção de armas biológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Síndromes da genética

 O que é? As síndromes genéticas ou doenças genéticas são aquelas cuja origem é encontrada em mutações do material genético (DNA), que fazem...