sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Genética

Introdução :

A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor mendel , em um trabalho publicado em 1866.
 
Quem era Gregor mendel ?

Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida. Gregor Johann Mendel nasceu onde atualmente é a República Tcheca. Entrou para o mosteiro ainda jovem, e lá aprendeu ciências agrárias e várias técnicas de polinização artificial.


Leis de mendel
  
° Primeira Lei: Lei da Segregação dos Fatores (Monoibridismo)

 Foi resultado de uma série de cruzamentos com ervilhas durante gerações sucessivas e, mediante a observação do predomínio da cor (verde ou amarela), que lhe permitiu formular que existe nos híbridos uma característica dominante e uma recessiva. Cada caráter é condicionado por um par de fatores (genes) que se separam na formação dos gametas.
 


° Segunda Lei: Lei da Segregação Independente (Diibridismo)

Foi formulada com base na premissa segundo a qual a herança da cor era independente da herança da superfície da semente, ou seja, num cruzamento em que estejam envolvidos dois ou mais caracteres, os fatores que determinam cada um deles se separam de forma independente durante a formação dos gametas e se recombinam ao acaso, para formar todas as recombinações possíveis.

Conceitos básicos haploides -As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Sendo, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie. 

Diploides - 

As células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto, que possui um conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. São células diploides, os neurônios, células da epiderme, dos ossos, etc.
Cromossomos
São corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas.

DNA:

É uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo.

GENÓTIPO

  • Diz respeito à constituição genética de um indivíduo.

LÓCUS

  • É o local ocupado por um gene no cromossomo

CARÉTER

  • Aspecto do indivíduo. por exemplo: enrolar a língua.

GENE

  • É um segmento de DNA, é uma molécula responsável pelas características herdadas genéticamente.
Dominante: É um gene que no estado heterozigotico se expressa com predominância, 2 alelos diferentes do mesmo gene.
  • Recessivo: É um gene cuja características não aparece expressa, no estado heterozigorico.
Fenótipo
  • Tudo que um indivíduo representa fisicamente ( Cor do olhos , pele)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Síndromes da genética

 O que é? As síndromes genéticas ou doenças genéticas são aquelas cuja origem é encontrada em mutações do material genético (DNA), que fazem...