sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Sistema Excretor

 O Sistema Excretor : 

É o conjunto de órgãos e estruturas responsáveis por filtrar o sangue humano e eliminar as substâncias em excesso e que podem ser tóxicas para o organismo. Essas substâncias são resultantes de reações químicas que acontecem dentro das células do corpo humano, durante os processos metabólicos que estas podem realizar.


Urina

A urina apesar de não ser a única excreção, é a principal, pois por meio dela o corpo elimina água e substâncias tóxicas. A sua formação é realizada no interior dos rins e, até que seja eliminada do metabolismo, ela passa por três fases diferentes:

* Filtração;

* Reabsorção;

* Eliminação.


Suor

O suor elimina substâncias nocivas e não necessárias para o organismo. As glândulas sudoríparas são os órgãos responsáveis pela excreção do suor e manutenção da temperatura corporal.


Respiração

A respiração também possui a qualidade de expelir as excretas, como o gás carbônico que é expelido por meio dos órgãos do sistema respiratório.



Quais são os órgãos do sistema excretor?


* Rins;

* Néfrons;

* Ureteres;

* Bexiga urinária;

* Uretra.

 

Quais são as doenças do sistema excretor?


Nefrite


* O que é: é a inflamação aguda ou crônica de um dos rins.

* Causa: agentes infecciosos causadas por bactérias, doenças autoimunes, uso excessivo de remédios.

* Sintomas: urina com odor e cor forte, dor no baixo ventre, pressão alta, dor de cabeça, inchaço na face e no tornozelo, cansaço excessivo, sangue na urina.

* Prevenção: evitar fumar e se estressar, não tomar remédios por conta própria, não comer sal em excesso.

* Tratamento: o tratamento muda de acordo com o tipo de nefrite.


Cálculo Renal


* O que é: popularmente conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal é a cristalização de substâncias em excesso.

* Causa: Infecção ou insuficiência urinária, obesidade, sedentarismo, excesso de sal, proteína e açúcar, idade, histórico familiar.

* Sintomas: febre, urina com cheiro forte e presença de sangue, dor ao urinar, vômito e náusea, dor nas costas em excesso.

* Prevenção: reduzir a ingestão de sal e proteína, beber água, não comer excessivamente chocolate, espinafre, nozes, café e batata doce – ou seja, alimentos ricos em oxalatos -, praticar atividades físicas.

* Tratamento: o tratamento muda de acordo com a gravidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Síndromes da genética

 O que é? As síndromes genéticas ou doenças genéticas são aquelas cuja origem é encontrada em mutações do material genético (DNA), que fazem...