sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Sistema digestório

O que é?

O sistema digestório é o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão.


Componentes do Sistema Digestório


O Sistema Digestório (nova nomenclatura) divide-se em duas partes.

Uma delas é o tubo digestório (propriamente dito), antes conhecido como tubo digestivo. Ele se divide em três partes: alto, médio e baixo. A outra parte corresponde aos órgãos anexos.


  • Tubo digestório alto :Boca, faringe e esôfago.
  • Tubo digestório médio:Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
  • Tubo digestório baixo: Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva sigmoide e o reto).

Órgãos anexos

Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar


* No sistema digestório temos o trato gastrointestinal, que é formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; e as glândulas associadas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.

* Na boca o alimento é rasgado e triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva.

* O bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago.

* No estômago o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico e passa a ser chamado de quimo.

* Do estômago o quimo segue para o intestino delgado, onde sofrerá a ação do suco pancreático, da bile e das secreções produzidas pelo próprio intestino delgado.

* No intestino delgado, além de grande parte do processo de digestão, ocorre também a absorção de nutrientes.

* No intestino grosso formam-se as fezes, as quais são eliminadas pelo ânus.


Engenharia genética

 O que é ?

Engenharia genética são as técnicas de manipulação e recombinção dos genes, através de um conjunto de conhecimentos científicos (genética, biologia molecular, bioquímica, entre outros), que reformulam, reconstituem, reproduzem e até criam seres vivos.

Clonagem

  • A  clonagem é o processo, feito em laboratório, de reprodução de espécies geneticamente iguais. O primeiro mamífero clonado foi a ovelha Dolly, em 1996, no Reino Unido, que viveu durante seis anos. No Brasil, o primeiro mamífero clonado foi a bezerra Vitória, que nasceu em 2001.
  • clonagem reprodutiva tem como finalidade reproduzir um novo ser, idêntico a um que já existe. Em linhas gerais, no processo de clonagem retira-se uma célula de um organismo adulto e dela se extrai o núcleo (que contém o material genético). Esse núcleo é inserido num óvulo sem núcleo, dessa forma não há combinação entre heranças genéticas diferentes. Quando o óvulo começa a se dividir, forma-se um embrião. O embrião é em seguida implantado no útero de uma fêmea da mesma espécie do organismo que foi clonado. O resultado será o clone, uma cópia do organismo do qual foi retirado o material genético.
  • clonagem terapêutica é a formação de células de determinado órgão (coração, rim, fígado, cérebro), chamadas células-tronco, para substituir células doentes desses órgãos e fazê-los voltar a funcionar normalmente.

Células-tronco

  • Células- tronco têm a capacidade de originar diferentes células do corpo humano e portanto, diferentes tecidos. Elas podem ser encontradas em embriões (células-tronco embrionárias), no cordão umbilical e em vários outros órgãos e tecidos humanos, como a medula óssea e a pele (células-tronco adultas).

  • As células-tronco do sangue do cordão umbilical do recém-nascido tem hoje o uso clínico comprovado para o transplante de medula óssea.

Transgênicos

  • Transgênicos são organismos geneticamente modificados, que receberam fragmentos de material genético de outro organismo, que pode ser da mesma espécie ou até de outra.
  • Os vegetais são amplamente utilizados em pesquisas com transgênicos, sendo os mais comuns a soja e o milho. Legumes mais nutritivos, incrementados com super proteínas, verduras e grãos resistentes a agrotóxicos, alimentos com menos gordura e mais saudáveis, plantas que amadurecem melhor e não sofrem com o mau tempo, são desenvolvidos por cientistas e têm gerado intensas discussões, pois ainda não se sabe se esses alimentos prejudicam ou não a saúde depois de serem ingeridos a longo prazo.



Projeto Genoma Humano

  • É um projeto que começou em 1990, envolvendo 18 países entre eles o Brasil, cujos objetivos eram: determinar a sequência das bases do DNA humano; identificar e mapear os genes dos 23 pares de cromossomos e armazenar essa informação em bancos de dados, podendo assim desenvolver meios de usar esta informação para fins científicos e terapêuticos.

  • Em fevereiro de 2001, foi anunciado que 90% do mapeamento genético já estava concluído, com cerca de 3 milhões de pares de bases do DNA e quase 30 mil genes identificados.


Sistema Excretor

 O Sistema Excretor : 

É o conjunto de órgãos e estruturas responsáveis por filtrar o sangue humano e eliminar as substâncias em excesso e que podem ser tóxicas para o organismo. Essas substâncias são resultantes de reações químicas que acontecem dentro das células do corpo humano, durante os processos metabólicos que estas podem realizar.


Urina

A urina apesar de não ser a única excreção, é a principal, pois por meio dela o corpo elimina água e substâncias tóxicas. A sua formação é realizada no interior dos rins e, até que seja eliminada do metabolismo, ela passa por três fases diferentes:

* Filtração;

* Reabsorção;

* Eliminação.


Suor

O suor elimina substâncias nocivas e não necessárias para o organismo. As glândulas sudoríparas são os órgãos responsáveis pela excreção do suor e manutenção da temperatura corporal.


Respiração

A respiração também possui a qualidade de expelir as excretas, como o gás carbônico que é expelido por meio dos órgãos do sistema respiratório.



Quais são os órgãos do sistema excretor?


* Rins;

* Néfrons;

* Ureteres;

* Bexiga urinária;

* Uretra.

 

Quais são as doenças do sistema excretor?


Nefrite


* O que é: é a inflamação aguda ou crônica de um dos rins.

* Causa: agentes infecciosos causadas por bactérias, doenças autoimunes, uso excessivo de remédios.

* Sintomas: urina com odor e cor forte, dor no baixo ventre, pressão alta, dor de cabeça, inchaço na face e no tornozelo, cansaço excessivo, sangue na urina.

* Prevenção: evitar fumar e se estressar, não tomar remédios por conta própria, não comer sal em excesso.

* Tratamento: o tratamento muda de acordo com o tipo de nefrite.


Cálculo Renal


* O que é: popularmente conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal é a cristalização de substâncias em excesso.

* Causa: Infecção ou insuficiência urinária, obesidade, sedentarismo, excesso de sal, proteína e açúcar, idade, histórico familiar.

* Sintomas: febre, urina com cheiro forte e presença de sangue, dor ao urinar, vômito e náusea, dor nas costas em excesso.

* Prevenção: reduzir a ingestão de sal e proteína, beber água, não comer excessivamente chocolate, espinafre, nozes, café e batata doce – ou seja, alimentos ricos em oxalatos -, praticar atividades físicas.

* Tratamento: o tratamento muda de acordo com a gravidade.



Biotecnologia

 O que é biotecnologia: 


biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.


Quem criou a biotecnologia:

O termo Biotecnologia foi criado pelo engenheiro agrônomo húngaro Karl Erkey em um experimento com êxito que envolvia alimentar em larga escala porcos com beterrabas cultivadas com microorganismos.



Vantagem ou Desvantagem?

Muitas das aplicações da biotecnologia podem ser vantajosas para a humanidade, mas geram controvérsias a respeito das consequências sobre a saúde humana e animal, os impactos ambientais e a sociedade. O certo é que ainda não se sabe ao certo os efeitos a longo prazo.


Benefícios da Biotecnologia


* aumento da produção de alimentos, motivado principalmente pela possibilidade de acabar com a fome no mundo;

* possibilidade de se obter alimentos mais nutritivos e com propriedades medicinais;

* técnicas terapêuticas para doenças que ainda não tem cura, como o câncer, ou cujos tratamentos não são tão eficientes;

* produção de medicamentos, além de hormônios, anticorpos e insulina;

* uso da biorremediação para controlar e eliminar a contaminação nos ambientes;

* produção de produtos biodegradáveis para reduzir a poluição ambiental



Classificações da biotecnologia

Com o objetivo de classificar as diferentes áreas da biotecnologia, os profissionais e estudiosos da área passaram a adotar um sistema de cores que divide a ciência em ramos 


* Biotecnologia verde: é aplicada na agricultura com o objetivo de criar condições agrícolas mais sustentáveis.

* Biotecnologia vermelha: é aplicada na medicina com o objetivo de aprimorar medicamentos e tratamentos. Os métodos mais avançados abrangem até mesmo a cura de doenças através de manipulação genética.

* Biotecnologia branca: também chamada de biotecnologia industrial, é utilizada na fabricação de produtos através de métodos menos nocivos ao meio ambiente.

* Biotecnologia amarela: é aplicada nas áreas de nutrição e produção de alimentos, mas também se refere ao ramo da biotecnologia aplicado aos insetos.

* Biotecnologia azul: é aplicada na exploração de recursos biológicos marítimos.

* Biotecnologia roxa: está relacionada às leis, patentes, publicações e outras questões documentais relacionadas à biotecnologia.

* Biotecnologia dourada: se refere ao uso da bioinformática e de técnicas computacionais na biotecnologia.

* Biotecnologia laranja: também chamada de biotecnologia educacional, consiste em todas as medidas voltadas à disseminação e divulgação da biotecnologia.

* Biotecnologia preta: está relacionada à aplicação da biotecnologia para fins bélicos, como a produção de armas biológicas.

Genética

Introdução :

A Genética é a área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade: a transmissão de características de pais para filhos, ao longo das gerações. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor mendel , em um trabalho publicado em 1866.
 
Quem era Gregor mendel ?

Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida. Gregor Johann Mendel nasceu onde atualmente é a República Tcheca. Entrou para o mosteiro ainda jovem, e lá aprendeu ciências agrárias e várias técnicas de polinização artificial.


Leis de mendel
  
° Primeira Lei: Lei da Segregação dos Fatores (Monoibridismo)

 Foi resultado de uma série de cruzamentos com ervilhas durante gerações sucessivas e, mediante a observação do predomínio da cor (verde ou amarela), que lhe permitiu formular que existe nos híbridos uma característica dominante e uma recessiva. Cada caráter é condicionado por um par de fatores (genes) que se separam na formação dos gametas.
 


° Segunda Lei: Lei da Segregação Independente (Diibridismo)

Foi formulada com base na premissa segundo a qual a herança da cor era independente da herança da superfície da semente, ou seja, num cruzamento em que estejam envolvidos dois ou mais caracteres, os fatores que determinam cada um deles se separam de forma independente durante a formação dos gametas e se recombinam ao acaso, para formar todas as recombinações possíveis.

Conceitos básicos haploides -As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Sendo, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie. 

Diploides - 

As células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto, que possui um conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. São células diploides, os neurônios, células da epiderme, dos ossos, etc.
Cromossomos
São corpúsculos compactos que carregam a informação genética. Cada cromossomo é constituído por uma longa e linear molécula de DNA associada a proteínas.

DNA:

É uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo.

GENÓTIPO

  • Diz respeito à constituição genética de um indivíduo.

LÓCUS

  • É o local ocupado por um gene no cromossomo

CARÉTER

  • Aspecto do indivíduo. por exemplo: enrolar a língua.

GENE

  • É um segmento de DNA, é uma molécula responsável pelas características herdadas genéticamente.
Dominante: É um gene que no estado heterozigotico se expressa com predominância, 2 alelos diferentes do mesmo gene.
  • Recessivo: É um gene cuja características não aparece expressa, no estado heterozigorico.
Fenótipo
  • Tudo que um indivíduo representa fisicamente ( Cor do olhos , pele)

Síndromes da genética

 O que é? As síndromes genéticas ou doenças genéticas são aquelas cuja origem é encontrada em mutações do material genético (DNA), que fazem...